segunda-feira, 21 de março de 2016

TENSÃO ELÉTRICA

Um gerador fornece uma energia aos elétrons que pode ser usada de diversos modos, para acender uma lâmpada incandescente, esquentar água através dos chuveiros elétricos, aquecer o ferro elétrico etc. Os geradores mais conhecidos e mais comuns são as usinas hidrelétricas, pilhas e baterias.

Vários eletrodomésticos vêm com a informação da corrente elétrica e da tensão elétrica a que ele pode ser ligado. O valor da tensão pode mudar de Estado para Estado. Mas de fato, o que é tensão elétrica?

tensão elétrica U que se dá entre os polos de um gerador é definida como sendo:
Os elétrons que estão no interior do gerador recebem certa quantidade de energia. Boa parte da energia que recebem é perdida dentro do próprio gerador, assim, ao saírem dele o elétron possui energia um pouco menor do que a que recebeu. Partindo desse princípio é que definimos a tensão elétrica U.

Embora seja muito parecida com a definição de força eletromotriz, há uma diferença básica, pois a f.e.m. nos indica qual é a energia total que cada unidade de carga recebeu, enquanto que a tensão informa com qual energia saiu a carga. Em se tratando dos geradores reais, a tensão é menor do que a f.e.m, ou seja, U < E. Usualmente dizemos que o gerador é ideal, assim dizemos que não ocorre perda interna de energia, portanto:
U = E (gerador ideal)
Podemos encontrar alguns livros que denominem a tensão elétrica como sendo a diferença de potencial, e a unidade de medida no Sistema Internacional de Unidades é o volt (mesma unidade da força eletromotriz), e sua abreviação é dada da seguinte maneira: ddp.

Geralmente encontramos as informações sobre a tensão nas tomadas residenciais com um valor médio de 110 volts, mas encontramos também tomadas que indicam a tensão de 220 volts. A maioria dos chuveiros elétricos usa tensão de 220 V.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

google-site-verification: googlecde3d98d5ab719a8.html

blogger